sexta-feira, 19 de junho de 2009

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DAS FESTAS JUNINAS...








Segundo a história, a celebração da Festa Junina surgiu em conseqüência do solstício de verão na Europa, norte da África e Oriente Médio, período em que os povos celtas, bretões, sardenhos, bascos, persas, egípcios, sírios e sumérios realizavam rituais de fertilidade para favorecer o crescimento da vegetação e a fartura das colheitas. Apesar das celebrações serem consideradas pagãs, a Igreja Católica não poderia apagá-las da história dos povos, com isso, foram adaptadas às comemorações da festa de São João, que se originou no dia 24 de junho, dia do solstício.

NO BRASIL...

Os dias de São João, Santo Antônio e São Pedro, são no mês de junho, por isso, as comemorações que ocorrem durante todo o mês foram denominadas de “Festa Joanina”, especialmente em homenagem a São João. Segundo alguns historiadores, o nome joanina teve origem nos países europeus católicos no século IV. Quando veio para o Brasil foi modificado para junina. A tradição de comemorar a Festa de São João foi trazida pelos portugueses, logo incorporada aos costumes dos povos negros e indígenas.

Por muito tempo se difundiu a idéia de "festa folclórica", mas até onde estamos celebrando e louvando aos santos da igreja católica, e quando estamos numa celebração folclórica?

Acho que devemos analisar e buscar na palavra de Deus, quando somos orientados a não comer comidas sacrificadas a ídolos.
Festa Junina, dia de Cosme e Damião, e a mais nova festividade importada dos USA, o Halloween.

Onde ficamos nós?? Qual a sua postura como crente??
Vamos meditar e usar de sabedoria para fazermos o que é certo perante os olhos do Senhor.

Um grande abraço.
Céa Castro

Um comentário:

Aline 100% JESUS CRISTO disse...

Primeiramente agradeço a DEUS por ter aberto os meus olhos e por usar a vcs para isso,
hoje é dia de festa junina em minha cidade, e minha irmã esta sendo influenciada a ir, e graças a DEUS vou dizer para ela ler e então os olhos dela tamb serão abertos
obg
DEUS abençoe grandemente suas vidas...
um grande abraço...