domingo, 12 de outubro de 2008

PUBLICADO EM 20 DE ABRIL DE 2008

CINCO OBSTÁCULOS

"O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer". (Tiago 1:25).

Mesmo tendo Deus nos dado um guia infalível para a vida ? Sua Palavra ? a verdade que Ele quer que nós sigamos para nossa liberdade pode ser obscurecida pelo nosso preconceito e pela nossa satisfação egoísta. Na igreja ocidental do século vinte, eu vejo pelo menos 5 obstáculos principais que afetam nossa compreensão e aplicação da Palavra de Deus.

Primeiro, há a tendência de se fazer da doutrina um fim em si mesma. A maturidade cristã não é compreender os princípios da bíblia; maturidade cristã é caráter. Se o que venhamos a aceitar como verdade não afeta nosso amor por Deus e pelos outros, alguma coisa está radicalmente errada (1 Timóteo 1:5). "Conhecimento enche a pessoa de orgulho; mas o amor edifica" (1 Coríntios 8:1).

Segundo, nós podemos aprender sobre Deus nas Escrituras e não O conhecê-Lo de verdade. Antes de sua conversão, Paulo conhecia a lei, mas ele não reconhecia Deus em Cristo quando ele O viu. Nós não somos chamados a nos apaixonarmos pela doutrina. Somos chamados a nos apaixonarmos pelo Senhor Jesus Cristo.

Terceiro, várias vezes nós encorajamos a memorização das Escrituras ao invés de pensar conforme as Escrituras. Nosso modelo deveria ser, "A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós" (João 1:14). Devemos encarnar a Palavra de Deus. Devemos ter nossas vidas transformadas por ela, e nossas mentes renovadas por ela.

Quarto, várias vezes ouvimos a Palavra de Deus não a praticamos. A vontade de Deus é frustrada ao educarmos as pessoas para além da obediência. Jesus ensinou: "Já que vocês conhecem esta verdade, serão felizes se a praticarem" (João 13:17).

Quinto, como os fariseus, tendemos a negligenciar o mandamento de Deus e a mantermos as tradições dos homens (Marcos 7:8). Eu creio que está é um dos problemas mais sérios que afetam nossas igrejas hoje. Muitos dos formados nos seminários são chamados de "vinho novo" (zeloso em servir a Deus de acordo com a verdade de Sua Palavra) para as igrejas "odres velhos" (enraizadas na tradição dos homens), e o resultado é desastroso para ambos.

Senhor, renove-me hoje pela Sua Palavra. Eu quero crescer em meu amor por Ti, e não somente na verdade sobre Ti.

DEVOCIONAL DIÁRIA DE NEIL ANDERSON do Ministério Liberdade em Cristo

Nenhum comentário: